terça-feira, 7 de maio de 2013

Dança no mundo da moda- parte 2


DANÇA NO MUNDO DA MODA - parte 2 

As danças latinas serão abordadas neste post com todo seu encanto, e swing. As mais importantes neste contexto de moda são salsa e tango. Estes ritmos são conhecidas danças de salão tendo origem nos bailes das cortes reais na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. Os movimentos dessas danças faz com que percebemos justamente isso como o abraço lateral vindo do fato de que, na época, os soldados carregavam a espada no lado esquerdo,também era evidente a postura clássica, ereta e com o torso fixo, como no balé, que tem a mesma origem.
A origem destas danças é que foram levadas pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu-se as muitas variedades de estilos, à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc.

Salsa:de origem porto-riquenha, entusiasmou o público no início dos anos 1970, se espalhou entre as comunidades latino-americanas nos EUA e Porto Rico, depois em Cuba, Venezuela, Colômbia e outros países de língua espanhola. Nomes como Tito Puente, Celia Cruz, Johny Pacheco, Hector Lavoe e Willie Colón (La Fania) se tornaram expoentes do gênero.
Nos anos 1980, a salsa foi invadida pelo merengue da República Dominicana e também pela música disco. Neste momento, surgiu uma nova geração de músicos como Frankie Ruiz, Eddie Santiago e Luis Henrique, que começaram a mudar o panorama da música latina criando a chamada "salsa erótica" - para muitos, uma traição do próprio caráter da salsa, machista, forte, ligada às ruas. No entanto, esta salsa erótica ou sensual trouxe nova atenção ao gênero.
Na década de 1980, a salsa se espalhou pelo México, Argentina, Europa e chegou ao Japão, onde surgiu a Orquestra de La Luz, banda onde todos os integrantes são japoneses. Enquanto isto, o ritmo do merengue se tornava mais e mais popular em países como Porto Rico e era o ritmo que embalava as discotecas de música latina.

Tango:é um tipo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar".. Como dança é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa.

O tango argentino , ou rio-platense , começou a ultrapassar fronteiras já no início do século XX , quando marinheiros franceses levaram ao seu país natal o tango do uruguaio Enrique Saborido La morocha,isso por volta de 1907 ; Aliás Paris se apaixonou pelo tango , uma dança exótica e sensual para os parisienses, que levou muitos artistas argentinos e uruguaios viajassem e até se radicassem na capital francesa. Os pesquisadores do gênero identificam duas fases de ouro do tango,a primeira nos anos 20 , quando várias figuras do ambiente artístico de Buenos Aires e Montevidéu , inclusive muitos literatos como José Gonzalez Castillo e Fernán Silva Valdez canalizassem seus esforços no fomento da música popular rio-platense,e em especial do tango . Nos anos 20 , cantores como Carlos Gardel,Ignacio Corsini e Agustín Magaldi, e cantoras como Rosita Quiroga e Azucena Maizani , venderam muitos discos na florescente indústria discográfica argentina e difundiram o tango para fora da Argentina. Os anos 40 marcam a segunda época de ouro do tango , quando novos valores do tango como Aníbal Troilo , Astor Piazzolla , Armando Pontier se juntam a nomes consagrados como Francisco Canaro e Carlos di Sarli , isso sem contar o fenômeno de popularidade que foi a típica de Juan D'Arienzo.

                                      Influência na moda:
Constantemente percebida em detalhes, de desfiles e editoriais couture de moda, porque buscam a essência das regiões em suas artes, sendo a dança principal a ser cogitada. Diversos acessórios também seguem este caminho como os leques que levam estampas de danças latinas, ou acessórios.   

Desfiles
Desfile da Ralph Lauren em homenagem a Espanha 
Ralph Lauren Verão 2013
ralph lauren dicas sobre modaralph lauren dicas sobre moda1

Veio em forma de pintura nos desfiles nus de John Vargas
 

Esteve presente também nas roupas da estilista Juana Martin, conhecida pelos seus vestidos de flamenco.
Vestidos de Juana Martín



Looks de famosos

Katy Perry na turnê California Dreams

Katy Perry com roupa tradicional espanhola

Cantora no Onda Awars em Barcelona

Reprodução /Reprodução





Obrigada pela atenção.
                                         



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, faço apenas uma correção, você não se refere ao Flamenco, e se acaso se referisse, Flamenco não é uma "dança" latina, Flamenco é arte, porque envolve poesia, cante, dança e música. Remonta a historicidade da cultura de diversos povos como: gitanos e mouriscos, judeus e árabes. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, onde estes povos conviveram quando perseguidos pela igreja católica. O Flamenco surge como uma forma de protesto, estes povos juntos bailavam suas alegrias e tristezas vividas na época. Abs

    ResponderExcluir